O planejamento das ações é fundamental para alcançar o tão esperado resultado. Porém, em alguns momentos, devido a urgência, pensamos primeiro no resultado e deixamos o planejamento em segundo plano porque o que interessa é o resultado. Trata-se de sobrevivência! Ter este feeling é fundamental para o sucesso.

Quer um exemplo do que digo na prática? Então vamos lá…

Ao pensar a inserção nas redes sociais a busca pelo resultado logo nos vem a mente pela extensão que estas ferramentas possuem e por sua menor complexidade em termos de estruturação dentro de um contexto comercial para o sucesso do negócio. Posso não ter uma marca definida e estruturada, um modelo de negócios, um planejamento comercial ou uma área comercial, mas posso ter um perfil na rede social e já começar a vender e me relacionar, como empresa, por ele. Excelente! Esta é a ideia. Resultado em primeiro lugar.

Até aí, tudo bem! É um excelente plano. Mas é apenas uma parte de um todo muito maior.

Acontece que, na prática, muitos pulam etapas e deixam de planejar e construir elementos fundamentais do negócio e este texto é exatamente para te auxiliar neste ponto.

Corra atrás do resultado sim, vá às redes sociais e arrase! Mas lembre-se: elas são apenas uma dentre muitas ferramentas e são um meio, não um fim.

Logo, estruture para o seu negócio:

1 – Uma marca sólida
Tenha um bom nome, logotipo, identidade visual atraente e os seus propósitos bem definidos implícitos no DNA de sua marca! Invista nisso. Ofereça mais que um produto ou serviço, ofereça experiência ao seu usuário ao se relacionar com sua marca.

 

2 – Um modelo de negócios sólido e estruturado

Ele é a tua bússola. Utilize o Business Model Canvas! Pesquise sobre ele e tenha uma poderosa ferramenta aliada à sua estratégia.


3 – Um planejamento comercial consistente

Porque bem mais que vender é vender e entregar com qualidade. Sem isso, seu produto ou serviço durará apenas um ciclo. Se durar… Relacionamento com cliente é tudo! Estruture bem o seu pós-venda, surpreenda e fidelize. Demora-se anos para construir uma marca, mas pouco tempo para destruí-la.


4 – Uma área comercial

Afinal, todos somos vendedores! Você, como dono, é o número 1. Sempre. Então, ainda que só, execute seu planejamento comercial. Prospecte e venda, não deixe esta função exclusivamente para as redes sociais. Elas são apenas uma dentre muitas ferramentas.


5 – Site e redes sociais

Tenha um site e atualize com frequência o seu blog e todos os conteúdos relacionados ao negócio. Ele te dará visibilidade e autoridade diante dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, Ask e etc). Seja encontrado, afinal o seu concorrente está lá 24 horas. Redes sociais dão muito resultado sim, seja para vendas ou posicionamento da marca, mas, para quem se preocupa em ter nelas uma extensão exata do que é seu negócio e tiver um propósito nelas. Contrate uma agência para fazer gestão junto contigo, a Influi de preferência (rs), mas jamais abra mão de ser você o principal gerador de conteúdo para ela no seu dia a dia. O negócio é seu, a expertise é sua e o público também é seu… Então esteja presente espalhando o seu DNA em todo processo! Senão seremos apenas publicitários publicitando a impressão da realidade, jamais a realidade. Se envolva e faça acontecer no digital o que você já é no mundo físico. Isso fará, com planejamento, esforço e ação o seu resultado acontecer na proporção do teu envolvimento e investimento. A agência te ajudará demais nisso!

Tudo que escrevi acima pode parecer básico, mas muitas vezes somos procurados para fazer o resultado acontecer de trás para frente dado o cenário e a necessidade. Realmente o resultado sempre virá em primeiro lugar, porém planejar o negócio é a garantia de ter muitos resultados por muito mais tempo. Como? Com as duas verticais da inFlui para te auxiliar: a Construtiva e a Criativa.

A Construtiva te ajudará nos 5 passos acima, do nome ao resultado, passando por todas as etapas e construindo de maneira sólida o seu negócio. InFluindo com você!

A Criativa é para os que já estão num nível do processo mais avançado, ou seja, já possuem uma marca, modelo de negócios implementado, planejamento e área comercial a pleno vapor e quer publicitar pesado.

Escolha a sua e venha inFluir com a gente!

Até o próximo texto.

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